quinta-feira, 2 de julho de 2009

A leitura em minha vida

Recordar a infância é ter a oportunidade de deliciar-me nas lembranças das aventutas de uma " boneca sapeca",que levo-me a acreditar que a leitura nos faz viajar nas longas e maravilhosas distâncias, até para reinos encantados depr´ncipes sapos pincesas e castelos.
O mestre Monteiro Lobato, pai dessa fabulosa criaturinha, através dela,a boneca Emília ,bem como todos os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, fez despertar em mim, amagia da busca incansável pelos contos.sonhava com aquele verde frescor do sítio, com os "causos" do Tio Barnabé,as histótias de Dona Benta e também das gostosuras dos qitutes da Tia Nastácia.
Para minha felicidade, tive um pai que amava a leitura.Ficava horas a fio,embevecido me livrose, eu ainda pequena não entendia muito porquê.Como tudo um dia tem uma resposta, fui presenteada por ele com "Sítio do Pica-PauAmarel".Naquele tempo,havia começado a conhecer palavras,frases...ah!como foi maravilhoso.Ali, pude entender porque ele ficava tão absorto com aqule livro na mãos.
Na escola pimária a professora lia para turma lindas histórias e, a cada história lida eu percebia o quanto era gostosa a viagem que podia fazer.Fui crescendo e sentindo-me cada vez mais entusiasmada.Já estava na quinta série agora,com certeza, a minha felicidade aumentaria,Mas,que decepção!Os livros que deveria ler,era para uma cobrançad de infindáveis perguntas difíceis e vazias.O tal do "trabalho com o livro",nemlembravaa graça das histórias de "Dona Bilinha"e, é claro,comecei a odiar "o dia da leitura"pois sabia que a "Ilha Perdida"muito longe de levar-me para seu encanado bosque,se perderia nas duras palavras quem, como e porque daquela carrascaprofessora de Língua Portuguesa As f´erias que antes se recheavam com o "Leilão de Jardim"ou do"Reino Encantado dos contos, tornaram-se então o refúgio e descanso daquele tormento que era ler.Sem nenhuma saudade da leitura daquele tempo,ele se foi, trazendo,sem grandes porquês ,mas uma dose de livros em minha vida. Època do magistério(hoje Ensino Médio),as cobranças não eram tantas como também tantos os incentivos.Como aquilo que nasce,adormecee pode um dia renascer,senti que era possível retornar a essa viagem quando já na faculdade tive a oportunidade de ter uma professora que fez ressurgir o meu gosto de ler.Ela fazia tantas inferências análises que todos saíam da sala com imenssa vontade de ler.a proósito, li muito.Apaixonei-me por Machado de Assis,Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade(com todas as suas icógnitas),Manuel Bandeira,Cecília Meireles(com a beleza dos seus poemas que está na conscência da transitoriedadedas coisas),Clarice Lispector(comsua introspecção), enfim varios autores que apessar da vida corrida que hoje levo,são parceiros do meu descanso..Aquele "Leilão de Jardim, de Cecilia, hoje me faz lembrar que "o tempo passa,é fugidio".A " Pedra no meio do Caminho ", que na almahumana tem desafios, alegrias e enigmas.
Hoje sou educadora.Procuro construir com os educandos que coduzo,uma história de amor entre eles e a Literatura, reafirmando que Cecílias,Drummonds, Gracilianos ,enfim grandes clássicos da Literatura podem surgir a cada dia, a partir daquilo que vivenciamos e criamos em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário